Compras pela Internet: prós e contras

2 nov

A possibilidade de comprar produtos em apenas um clique está fazendo com que cada vez mais pessoas se tornem adeptas do consumo pela internet. Com o aumento de compras, cresce também a quantidade de pessoas lesadas. Embora a Delegacia de Repressão ao Estelionato não tenha números precisos, sabe-se que muita gente continua sendo prejudicada.

Comprar pela internet, além da comodidade, pode ajudá-lo a poupar dinheiro. Confira quais são as vantagens e saiba como se proteger de eventuais perigos.

Prós:

  • Conforto: pela internet, ninguém precisa enfrentar filas ou ficar na correria. É possível fazer tudo na comodidade de casa. Além disso, o serviço está disponível 24 horas. Ou seja: você compra no horário que preferir, de madrugada até!
  • Comparação fácil: é mais rápido e barato checar preços de um produto pela internet, pois dispensa as idas e vindas para pesquisar em diferentes lojas. Visite sites como BuscaPé (www.buscape.com.br) e o Bondfaro (www.bondfaro.com.br).
  • Indicação: geralmente, portais de compras permitem que os consumidores escrevam comentários, elogios e críticas sobre os produtos. Assim, antes de fechar negócio, verifique a análise das pessoas.
  • Calma: você pode escolher os itens sem ter que aguentar a pressão do vendedor tentando lhe empurrar um produto qualquer.
  • Única: se comprar roupas, terá peças que ninguém sequer experimentou antes. Além disso, há muitos sites que vendem produtos exclusivos em suas lojas online.

Contras:

  • Frete: muitas lojas cobram a entrega. Mas há promoções: se você gastar acima de determinado valor, o frete pode ser grátis.
  • Formas de pagamento: alguns sites só aceitam cartões de crédito. Outros também emitem boletos que devem ser pagos no banco, porém, a compra pode demorar mais.
  • Confiança: como você não terá contato com uma pessoa, só compre de sites confiáveis, sobre o qual você já tenha tido referências. Há várias ofertas falsas por aí!
  • Risco: claro que você não vai experimentar ou tocar no produto. E, quando ele chegar em casa, pode não ser tão bacana quanto parecia na foto… Por isso, saiba que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até sete dias para trocar ou devolver o artigo comprado caso se arrependa. E recebe de volta todo o valor, inclusive o frete.
  • Espera: depois de comprar pelo site, terá de aguardar alguns dias para que o produto seja entregue. Além disso, é preciso ter alguém em casa para recebê-lo. Compras urgentes são arriscadas. 
Anúncios

12 Respostas to “Compras pela Internet: prós e contras”

  1. matheus yuri novembro 2, 2011 às 16:02 #

    gostei, muito legal 😀
    tenho certeza que vai me ajudar muito na hora de uma comprar 😡

  2. Carlos novembro 2, 2011 às 16:02 #

    Parabéns pela matéria, ficou muito boa!

    • chaveiro amestrar novembro 2, 2011 às 16:59 #

      Parabéns!
      Eu deixo uma pergunta referente ao estelionato…
      Existe uma central que indica site confiável?

  3. CRIS novembro 2, 2011 às 18:55 #

    sobre sites que agem errados estão diminuindo ,pois as pessoa estão mais espertas…a tendencia é crescer o numero de pessoas que compram pela internet. mais comodidade…

  4. Juh novembro 2, 2011 às 19:08 #

    Comprar pela internet, além da comodidade, pode ajudar a poupar dinheiro. Alem de ter todo o conforto, pela internet, ninguém precisa enfrentar filas, você pode escolher os itens sem ter que aguentar a pressão do vendedor, se comprar roupas, terá peças que ninguém sequer experimentou antes. Porem existe bastantes armadilhas como tais, muitas lojas cobram a entrega, alguns sites só aceitam cartões de crédito. Outros também emitem boletos que devem ser pagos no banco, porém, a compra pode demorar mais, alem do risco, claro que você não vai experimentar ou tocar no produto. E, quando ele chegar em casa, pode não ser o que vc esperava quanto parecia na foto…E enfim a espera pelo produto chegar ate vc. Sem falar nos sites confiaveis, o certo seria comprar somente em sites q alguem lhe de referencias boas. #ficadica.. bjinhos

  5. Iully Alves novembro 2, 2011 às 19:33 #

    Comprar pela internet, além da comodidade, pode ajudá-lo a poupar dinheiro.

  6. cris novembro 2, 2011 às 22:55 #

    parabéns,gostei,muito útil.

    • Regina L novembro 2, 2011 às 23:46 #

      COMPRA NA NET É MUUUITO LEGAL!

  7. valdete novembro 4, 2011 às 0:47 #

    Olha, comprar pela internet me parece prático e gera conforto para quem compra, más eu ainda não o faço porque ainda não me sinto segura em faze-lo. È que há muita picaretagem por ai e tenho dúvidas se realmente os sites que oferecem estes serviços são confiáveis.

  8. Kely Cristine Sandri de Oliveira novembro 6, 2011 às 14:25 #

    Legal a matéria, tem algumas compras que Dá tudo certo e outras… Nem tanto!!

  9. Priscila Petres novembro 6, 2011 às 21:15 #

    além de comodidade que o cliente pode ter, a loja tbm tem seus beneficios, a Netshoes vendem mais de 50 mil pares de calçados por dia, por ter acessibilidade de todo Brasil. Muito bom o assunto abordado, pois eu sou uma que vive comprando via internet e essas dicas, me deixa informada pra não sair no prejuizo né. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: